Notícias

Fiador: Único bem de família não pode ser atingido pela dívida por Dr. Renato Ferreira

12/02/2021

O STJ decidiu, na segunda-feira passada, dia 01/02/2021, que o fiador em contrato de locação não residencial pode alegar que seu único imóvel é bem de família e assim, este imóvel não poderá ser atingido pela dívida.

“Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.”

Ocorre que a mesma lei define que a fiança prestada em contrato de locação (sem distinção de tipo de contrato) exclui a impenhorabilidade, ou seja, o fiador responderia pela dívida, mesmo que fosse o seu único imóvel:

“Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido:
VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.”

O problema não é apenas retirar a proteção de quem utilizou-se desta modalidade de garantia, mas também ficar mudando o seu posicionamento.

Em 2006, houve um julgamento em que o STJ entendeu que o fiador responde mesmo que com apenas 1 imóvel, em 2018, o mesmo Tribunal entendeu que não responde e um mês depois, que responde. Em 2020 que não responde e agora em 2021, novamente, que não responde.

Isso causa o que chamamos de insegurança jurídica e tanto os administradores da justiça, quando os locadores ficam sem saber como agir.

Ou seja, se você for alugar um imóvel com fim comercial, não use o fiador como modalidade de garantia se ele tiver apenas um imóvel.

Fiador como modalidade de garantia na locação por Dr. Renato Ferreira

Suspensão da CNH do devedor para pagamento de dívida por Dra. Alexandra Camillo

Pandemia e os contratos cíveis - Mercado imobiliário

Pandemia e os contratos cíveis por Dr. Renato Ferreira

Como é uma audiência judicial? por Dra. Sarah Amaral